top of page
ods_logo_icon-min.webp

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Vida terrestre

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade

Um dos responsáveis pela revolução que vem transformando a maneira como vivemos é, inegavelmente, o plástico. Nas suas mais variadas formas, atendendo às mais diferentes necessidades do nosso dia a dia, como utensílios domésticos, brinquedos, peças automotivas, calçados, embalagens, enfim uma infinidade de produtos.

Desde 1950 a humanidade já produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico. Desse montante, cerca de 6,3 bilhões já foram descartadas. E se continuarmos nesse ritmo, pesquisadores apontam que em 2050 haverá mais de 12 bilhões de toneladas de resíduos plásticos.

Mas os plásticos não trazem apenas benefícios à humanidade. Apesar do seu uso ser tão amplamente difundido, grande parte do lixo que produzimos diariamente é composta deste material. Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens são descartadas após USADAS APENAS UMA VEZ!

A maioria dos plásticos não é biodegradável, portanto os resíduos plásticos que estamos gerando nos acompanharão por séculos e acarretando sérios problemas ambientais. Os impactos do plástico na natureza começam bem antes, na extração de matérias-primas e no seu processo de produção, uma vez que os plásticos são obtidos principalmente a partir do petróleo.

Os números do uso de plástico, no entanto, não param de crescer. Em 2016, 5,8 milhões de toneladas de produtos plásticos foram produzidas no Brasil. Dessa quantidade enorme, apenas 9% são reciclados, a sua grande maioria (79%) acaba sem tratamento nos aterros sanitários, lixões e no meio ambiente.

A responsabilidade sobre as toneladas de lixo jogadas todos os anos nos oceanos do mundo é compartilhada. Trata-se de um problema sistêmico cuja solução poderá vir da ação de empresas e do poder público, mas também de indivíduos e da sociedade civil.

O Projeto Tampatinhas tem como objetivo contribuir com a retirada do plástico tipo PP5 e encaminhando toneladas desse material para empresas que realizam a reciclagem gerando novos produtos sem necessitar degradar a natureza retirando nova matéria-prima.

bottom of page