top of page
4.png

Cadastra-se após a leitura

O que é ser voluntário

Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

A força do trabalho do Projeto Tampatinhas é resultado de toda ação do seu corpo de voluntários, pessoas que dedicam parte de seu precioso tempo e muito de seus talentos para ajudar quem necessita de um carinho e de uma atenção.

 

Aqui, os voluntários têm a chance de vivenciar plenamente a prática de boas ações e a busca de justiça social, pilares fundamentais que sustentam o universo. É uma oportunidade fantástica para o crescimento pessoal, para construir um mundo mais justo e digno e também fazer parte de uma família unida, alegre e muito motivada, a família Tampatinhas.

 

Para se tornar um voluntário no Projeto Tampatinhas é necessário que o candidato esteja disposto a doar ao menos algumas horas semanais para cumprir as atividades propostas pelo grupo, estar presente em ao menos um evento de final de semana (sábado ou domingo) por mês, frequentar mutirão de triagem ao menos uma vez por mês, além de treinamentos on-line ou presencial.

 

O trabalho do voluntário movimenta nossa missão e é fundamental que a pessoa saiba da importância de sua frequência, dedicação e cumprimento de regras.

Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário (descritos com maiores detalhes a seguir), descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo.

Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

 

O Projeto Tampatinhas possui muitos espaços de ação em seus diversos programas e ainda desenvolve atividades voltadas para a orientação socioeducativa de seus parceiros.

 

Entre as frentes de trabalho oferecidas, destacam-se:

  • Recolhimento de materiais em pontos de coleta

  • Higienização do material recolhido (lavar quando necessário)

  • Entrega do material nos pontos de triagem

  • Participação dos eventos de mutirão de triagem

  • Participação dos eventos Tampatinhas na Praça

  • Atividades sociais, culturais e recreativas

  • Compartilhamento em redes sociais

  • Captação de novos parceiros

  • Distribuição de material gráfico

  • Venda dos produtos Tampatinhas

Por que ser voluntário

A grande maioria dos voluntários quer:

  1. Ajudar a resolver parte dos problemas sociais

  2. Sentir-se útil e valorizado.

  3. Fazer algo diferente no dia a dia.

  4. 54% dos jovens no Brasil querem ser voluntários, mas não sabem como começar.

 

Agora não tem desculpa, estamos aqui para lhes dará oportunidade de serem voluntários, porém, comprometidos.

Lembre-se que Voluntários vivem mais e com maior saúde!

Ajude uma entidade perto de sua casa. Você não vai se arrepender.

Como ser um bom voluntário

Qualquer pessoa pode ser voluntária, independente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e responsabilidade.

Visite a entidade e sinta como a entidade funciona, e do que ela necessita, talvez você tenha que pesquisar um pouco e sugerir uma tarefa.

Por exemplo, ajudar na coleta, buscar novos pontos de coleta, ajudar a organizar um evento ou fazer uma festa, ajudar na divulgação e engajamento social. A iniciativa é sua.

Seja humilde.

O fato de você estar ajudando os outros não significa que você será paparicado e que seu trabalho não possa ser criticado.

O trabalho voluntário exige o mesmo grau de profissionalismo que em uma empresa, se não maior.

Muitas empresas valorizam pessoas que foram voluntárias, porque mostra disposição em serem úteis.

Existem regras a seguir, por mais meritória a causa, e não desanime se nem todos vibrarem e baterem palmas pelo seu trabalho.

Participem conosco !!!

quero ser voluntário.png
bottom of page